Nirvana, o show que marcou a história

No dia 16 de dezembro de 1993, o MTV Unpluggedexibiu a apresentação acústica do Nirvana gravada em Nova York, um show que ficaria marcado na história e, após 27 anos, ainda estaria entre as edições mais populares do programa.
Além de fazerem versões de canções do Vaselines e Leadbelly, a banda tocou músicas do Meat Puppet, que também foi convidada pela banda para fazer uma participação no show – outra decepção para aqueles que esperavam parcerias com grandes nomes do rock.
Por fim, Cobain ajudou a montar o cenário e pediu para a produção colocar velas pretas, flores brancas, cortinas e um lustre no estúdio para dar um tom mais sombrio para o ambiente, segundo o site do Grammy.
Junto com a performance brilhante da banda, o episódio também ficou marcado pela proximidade com a morte de Cobain, que tirou a própria vida no dia 5 de abril de 1994, e levantou muitas questões entre os fãs: Esta apresentação foi planejada pelo vocalista?
Entre diversas hipóteses, o que sabemos é que o show se tornou praticamente um patrimônio do rock e até mesmo o cardigã e o violão usado por Cobain no show se tornou um artigo de desejo dos colecionadores.
Quase três décadas após a exibição do MTV Unplugged do Nirvana, o episódio ainda é uma das edições mais icônicas do programa e, talvez, seja por causa do ar de mistério presente na performance ou da genialidade da banda ao levar o grunge para o acústico ou simplesmente por ser um dos últimos registros de Cobain, que, como os outros integrantes do clube dos 27, nos deixou cedo demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *