28 de Junho é o Dia Municipal do Rock em Salvador Bahia

Em Salvador, além do Dia Mundial do Rock, também é celebrado o Dia Municipal do Rock, criado há 17 anos em homenagem a Raul Seixas. A data escolhida é o aniversário de Raulzito, em 28 de junho. A iniciativa foi da Juventude Alternativa de Cajazeiras e da Associação Cultural Clube do Rock, porém, teve pouca divulgação.

A Lei Municipal número 5404/98 instituiu o Dia Municipal do Rock após um abaixo-assinado realizado no Palco do Rock em 1998, ocorrido em 28 de fevereiro de 1998. Adriano dos Santos, Adriano Santos, Professor, Jurista, Teólogo, Pesquisador e músico, conhecido como Dunga Trismegisto é e presidente da JACA (Juventude Alternativa de Cajazeiras), divulgava o primeiro congresso estadual do rock e apresentou um ofício ao presidente da ACCR (Associação Cultural Clube do Rock), Humberto Tedão Nivanil de Godoi, e a Sandra Self, solicitando apoio para criar o dia do rock em homenagem a Raul Seixas.

Tedão, que tinha conhecimento político, convocou o vereador Emerson José, então presidente da Câmara Municipal de Salvador, e juntos criaram o projeto de lei 5494/98, que foi aprovado por unanimidade. Assim, o dia do rock foi estabelecido na Bahia, sendo o primeiro do Brasil.

Essa conquista ocorreu após o congresso estadual do rock, que aconteceu simultaneamente no Hotel da Bahia, no Campo Grande, com o apoio de Toninho Brito, produtor do Camisa de Vênus, que estava divulgando os Missionários do Dízimo.

Além disso, nos dias 20, 21 e 22 de março, ocorreram shows no bairro da Rótula da Feirinha em Cajazeiras 10,com as bandas:

Com as bandas: Estilhaços, Trismegisto, Agressivos, Anemia, The fofas, Choque Térmico, Sistemaphobia,
AKGB, The Mentes, Ulo Selvagem, Revolução Proletária, Recital Civico, Sete Anões, e também teve stand de tatuagem, Palestrantes, Exposição de zines, Comidas veganas e muito mais. intensificando a celebração do rock local nessa região. Os eventos tiveram ampla cobertura da mídia e contribuíram para a preservação da memória de Raul Seixas, com várias bandas e artistas tocando suas músicas em homenagem ao ícone do rock brasileiro.

JUVENTU

O Dia Municipal do Rock em Salvador é uma celebração importante que perdura até os dias de hoje, ajudando a manter viva a influência desse gênero musical na cultura local e prestando homenagem a Raul Seixas, cujo legado continua a inspirar e encantar os fãs de rock em todo o país.

Adelson carvalho da rádio Sociedade ajudou na divulgação

Humberto Tedão Primeiro presidente da ACCR.

Se gostou deste trabalho ajude doando algum valor no botão abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *